sexta-feira, 8 de maio de 2015

ADVOCACIA EM ALERTA. ASSOCIAÇÕES DE MAGISTRADOS QUESTIONAM NO STF A PEC DA “BENGALA”



            Essa matéria há muito tempo gera discussões e debates. A verdade é que existem muitos interesses não confessados inseridos nessa questão. E agora, como muito bem falou o ministério Marco Aurélio, parece muito com medida casuística. E é isso mesmo, sem nenhuma sombra de dúvida. Infelizmente o nosso Congresso ainda se presta para esse tipo de papel. Não que sejamos contra a elevação da aposentadoria compulsória de 70 para 75 anos. O fato é que, se elevaram para os ministros de tribunais superiores e do TCU, deveriam igualmente elevar para o funcionalismo público como um todo. E isso não se fez. Sobre o questionamento das Associações dos Magistrados, confiram a notícia encontrada no site do STF:    

“Dispositivos da Emenda Constitucional 88, publicada nesta sexta-feira (8), que concede eficácia imediata ao aumento do limite de idade da aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU), fixado em 75 anos, foram questionados em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5316), ajuizada no STF. A ação foi proposta, com pedido de medida cautelar, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

A EC 88/2015 trata do aumento da aposentadoria compulsória no serviço público de 70 para 75 anos, mas condiciona a hipótese à edição de lei complementar.

Contudo, inseriu norma no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) que prevê que, até o advento da lei complementar em questão, aplica-se o novo limite aos ministros do STF, dos tribunais superiores e do TCU, ‘nas condições do artigo 52 da Constituição Federal’, dispositivo que trata das atribuições do Senado Federal.

Quanto a esse trecho da emenda, as associações alegam que o constituinte derivado acabou por mesclar critérios de acesso com critérios de continuidade ou permanência no cargo, ‘criando uma norma manifestamente violadora da garantia da vitaliciedade da magistratura’. De acordo com a ADI, a interpretação no sentido de que ‘a submissão de magistrados, detentores da garantia da vitaliciedade prevista no artigo 95 da Constituição Federal, a uma nova sabatina perante o Senado Federal e a uma nova nomeação pelo presidente da República afeta diretamente, não apenas o direito/garantia de parte dos associados das autoras – os membros desse egrégio STF e dos tribunais superiores –, como igualmente o regular funcionamento do Poder Judiciário’.

As entidades observaram que, no dia da promulgação, o presidente do Senado Federal deu interpretação do Poder Legislativo ao dispositivo em questão, por meio do Portal de Notícias daquela Casa, declarando que ‘os que desejarem continuar na magistratura deverão ser novamente sabatinados pelo Senado Federal, que não abrirá mão de prerrogativa de fazê-lo’.

No entanto, a AMB, a Anamatra e a Ajufe argumentam que ‘se esses magistrados terão de se submeter, novamente, à disciplina do artigo 52 da Constituição Federal, que é expresso ao dizer da ‘aprovação prévia’, ‘por meio de voto’ após a ‘arguição pública’ daquele que tenha sido ‘escolhido’, parece lógico supor que está condicionando também a uma nova nomeação, já que se trata de uma ‘aprovação prévia’.

Assim, as autoras pedem o deferimento da medida cautelar para suspender a expressão “nas condições do artigo 52 da Constituição Federal”, contida no texto do artigo 100 do ADCT, introduzido pelo artigo 2º da EC 88/2015 ou, alternativamente, a totalidade do artigo 2º da emenda. No mérito, solicitam a declaração de nulidade da referida expressão, com efeito ex tunc (retroativo).

Cláusulas pétreas

As entidades sustentam o cabimento da ADI para discutir o tema pois entendem que a norma introduzida pelo legislador constituinte derivado viola cláusulas pétreas da Constituição Federal, razão pela qual ‘mostra-se essa parte da EC 88 suscetível de impugnação por meio de controle concentrado de constitucionalidade, conforme assentado na jurisprudência pacífica desse egrégio Tribunal, dada a vedação contida no artigo 60, parágrafo 4º, incisos III e IV, da Constituição Federal’.
O relator da ação é o ministro Luiz Fux.”

            Seja qual for a intenção do Congresso Nacional, com a aprovação da PEC da “Bengala” impõe-se mais uma derrota ao Governo da presidente Dilma, que perde a oportunidade de nomear novos ministros do STF até o final do seu mandato. Pelo menos nesse ponto, a aprovação da PEC não parece ser de todo ruim. Na atual conjuntura, com o Petrolão em andamento, talvez a entrada de novos ministros no STF não seja oportuna.    

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