"O engenheiro industrial Fernando Ximenes modificou
um Fiat Novo Uno para incluir a geração de energia solar e eólica na 'explosão' do motor do veículos. Agora trabalha no protótipo AS, o
carro autossustentável." (Jornal O Povo on line).
O cearense
é inegavelmente talentoso e criativo. Não faz muito tempo que criou o 1º clone transgênico
de cabra da América Latina. Agora acaba de desenvolver um carro sustentável. É
disso que o Brasil precisa. Não podemos ficar eternamente a espera de invenções
de cientistas de outros países.
E é
por essa qualidade inquestionável que o Ceará tem crescido e alcançado destaque
como pólo produtor de confecções, calçados, artesanato, além de humor e outras
coisas mais típicas do Ceará. A respeito do desenvolvimento do carro sustentável
vejamos a notícia encontra no site do Jornal O Povo:
“Se
avistar um Fiat Novo Uno amarelo citrus quatro portas rodando pelas ruas de
Fortaleza, você pode estar diante do invento do engenheiro industrial Fernando
Alves Ximenes. Ele pesquisou durante dez anos para desenvolver um sistema que
auxilia na ‘explosão’ do motor automotivo, tornando o veículo mais eficiente. É
o ‘Quadriflex’. Mas a novidade é que o experimento serviu de base para o carro
Autossustentável, o AS, que vai entrar em fase de produção e deve iniciar os
testes de rua já em 2016.
Ximenes
contou ao O POVO detalhes do novo protóripo, que está construindo
juntamente com a equipe da sua empresa, a Gram-Eollic. Desta vez, será sobre
uma plataforma própria, e não mais em um carro que já está sendo
comercializado, como ocorreu na primeira vez.
‘O design
é longitudinal para três pessoas sequenciais. Será leve, feito todo em
estrutura de alumínio, policarbonato e fibra de carbono. Os pneus com maior
rotação e pouco atrito, mas, com segurança total para o usuário”, contou o
cientista cearense, que já desenvolveu sistemas eólicos e solares para geração
de energia residencial.
No AS, o
motor será elétrico, conforme detalhou. “Será abastecido por células solares
transparentes, energia eólica, energia térmica e magnética’. O investimento
está estimado em R$ 200 mil, com previsão para os primeiros testes de rua em
2016, revelou o cientista.
Quadriflex
Enquanto
o AS não sai do papel, Ximenes pode mostrar o carro Quadriflex, que, conforme
afirma, já rodou 52 mil quilômetros sem ter dado nenhum problema. A economia de
combustível? Garante que é de cerca de 40%, em função dos sistemas auxiliares
com energia do sol e do vento.
Na
prática, o carro modificado por ele libera a função da combustão tradicional
para ser feita pelos sistemas auxiliares. Com isso, segundo afirma, o veículo
ganha em torque e consome menos combustível. Foram investidos cerca de R$ 100
na pesquisa. (Andreh Jonathas).”
De qualquer modo, mesmo ainda sendo
um projeto em desenvolvimento, não deixa de ser uma notícia alvissareira para
aqueles que sonham com progresso calcado no esforço e na criatividade.
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