Todos
nós brasileiros estamos conscientes de que sem uma Educação Pública de
qualidade não há solução para os problemas do nosso país. Infelizmente, pelo
desempenho dos estudantes que se submeteram às provas do ENEM de 2014, ainda
estamos muito distante dessa tão sonhada realidade. Como acaba de ser divulgado
pela Agência Brasil e matéria encontrada no site do Jornal O Povo, mais de 500
mil candidatos zeraram a nota da prova de redação do ENEM 2015, além de haver sido registrada
uma queda de 9,7% no desempenho dos alunos concluintes do ensino médio.
Confiram a notícia do Jornal O Povo:
“Na
edição de 2014, 529.373 candidatos tiraram a nota zero na redação. Na outra
ponta, 250 obtiveram a nota máxima. O resultado do Enem estará disponível ainda
hoje (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep). O tema da redação foi ‘Publicidade infantil em questão no
Brasil’. Na edição de 2013, com menos inscritos, 481 tiveram nota mil e 106.742
redações com nota zero.
Em 2014, dentre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 zeraram por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outras 1.508, por outros motivos.
Segundo o Inep, entre 2013 e 2014 houve uma queda no desempenho em 9,7% entre os concluintes do ensino médio, que foram 1.485.320 candidatos.
‘O tema de 2013 foi Lei Seca, essa questão foi muito debatida, muito discutida, a mídia focou muito no tema. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão como teve o de 2013’, avaliou o ministro da Educação, Cid Gomes. ‘Não diria [que o tema foi] mais difícil, mas sem dúvida, foi um tema que não teve um grau de discussão nacional como o tema de 2013’. O tema de 2013 foi ‘Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil’.
Em 2014, dentre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 zeraram por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outras 1.508, por outros motivos.
Segundo o Inep, entre 2013 e 2014 houve uma queda no desempenho em 9,7% entre os concluintes do ensino médio, que foram 1.485.320 candidatos.
‘O tema de 2013 foi Lei Seca, essa questão foi muito debatida, muito discutida, a mídia focou muito no tema. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão como teve o de 2013’, avaliou o ministro da Educação, Cid Gomes. ‘Não diria [que o tema foi] mais difícil, mas sem dúvida, foi um tema que não teve um grau de discussão nacional como o tema de 2013’. O tema de 2013 foi ‘Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil’.
Segundo o
ministro a queda merece a atenção da academia para que se entenda o por que, já
que, de acordo com ele, em um ano, não houve grandes variações de financiamento
ou de corpo docente no ensino médio suficientes para explicar a queda de
desempenho.
Na edição de 2014, segundo o Ministério da Educação (MEC), foram corrigidos 5.934.034 textos, dos quais 2.695.949 foram encaminhados a um terceiro corretor e outros 283.746 foram avaliados por banca de especialistas.
A correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Ao todo, segundo o Inep, 6.193.565 fizeram as provas nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. O candidato poderá recuperar a senha no próprio portal.”
Na edição de 2014, segundo o Ministério da Educação (MEC), foram corrigidos 5.934.034 textos, dos quais 2.695.949 foram encaminhados a um terceiro corretor e outros 283.746 foram avaliados por banca de especialistas.
A correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Ao todo, segundo o Inep, 6.193.565 fizeram as provas nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. O candidato poderá recuperar a senha no próprio portal.”
Agência Brasil
Como vimos, a prova de redação do
ENEM analisa cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita,
compreensão da proposta de redação, capacidade de selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de
um ponto de vista, conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à
construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção para o
problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Resta-nos agora torcer para que a
presidente Dilma e o ministro da Educação Cid Gomes deem a Educação a devida
prioridade, cumprindo as suas promessas de campanha e de Governo.
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