domingo, 30 de março de 2014

PREFEITOS DO AMAPÁ CULPAM INTERNET PELAS DIFICULDADES DE ACESSO A RECURSOS DE CONVÊNIOS FEDERAIS



            Os prefeitos dos Municípios do Estado do Amapá queixam-se das dificuldades que estão tendo para firmar convênio com Governo federal sob a alegação de que as adesões aos convênios estão retardando em razão de falhas na conexão com a internet. Essa matéria encontra-se no site g1.globo.com/AP/Amapá/notícia. Senão vejamos:

“Gestores municipais do Amapá justificam as dificuldades de conexão à internet como um dos entraves para a captação de recursos federais através de convênios que necessitam de inscrição online. Os argumentos dos prefeitos para possíveis soluções do problema são apresentados no Fórum Amapaense de Gestores Municipais, que acontece durante a manhã desta sexta-feira (28) no Sebrae em Macapá.

No primeiro mandato, o prefeito José Maria Lobato (PSB) de Serra do Navio, a 203 quilômetros de Macapá, argumentou que a conexão é ‘instável’ dentro do município e atinge outros serviços como o telefone. ‘Serra do Navio encara hoje graves problemas com comunicação e precisamos da rede para acessar e manter a comunicação com o governo federal, já chegamos a ficar três dias isolados’, argumenta o gestor.

Organizadora do encontro, a Associação dos Municípios do Amapá (Ameap) convocou para as discussões o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), como forma de repassar nacionalmente as demandas do estado.

‘Além da dificuldade de internet, o serviço ainda deixa a desejar no Amapá, e para tentar captar recursos tem que haver esse cadastro online que alguns municípios não conseguem fazer, e como 15 dos 16 gestores estão no primeiro mandato, eles têm que iniciar novamente esse processo’, ressalta Euricélia Cardoso, presidente da Ameap.

Fórum de gestores
 
O Fórum com os prefeitos acontece pela primeira vez em 2014, e com o tema ‘As ações do Governo Federal e os impactos nos municípios’ visa a discussão para o aprimoramento de captação de verba federal para áreas como habitação, meio ambiente, saneamento e mobilidade urbana. O encontro segue até a tarde desta sexta-feira.

Gestão Ambiental
 
Na oportunidade será assinado um convênio com o Ibam, onde seis municípios serão contemplados inicialmente, para orientações que capacitem estas prefeituras para gerenciamento ambiental, que futuramente poderá ser uma forma de conseguir recursos.
‘Será um programa que durante dois anos capacitará gestores e secretários para a correta forma de ocupação e ordenamento de florestas, matas e áreas de ressaca. Todos os estados da Amazônia Legal foram contemplados juntamente com o Amapá’, detalha Euricélia, reforçando que o programa inicia no mês de maio.”

            Como tudo hoje é exigido que se faça através da Internet - como se esta fosse acessível a todos os cidadãos do país -, não deixam de ter razão os Prefeitos que alegam dificuldades de acesso nos Municípios do Estado. Aqui no Amapá temos a esperança de que em breve teremos a banda larga, ou seja, uma Internet de qualidade. Enquanto isso, mesmo em Macapá, capital do Estado, o acesso ainda não é dos melhores.                     

Nenhum comentário: