quinta-feira, 10 de novembro de 2016

UM PRESO NO BRASIL CUSTA TREZE VEZES MAIS DO QUE UM ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO, SEGUNDO A MINISTRA PRESIDENTE DO STF




            O Brasil é o país dos contrastes, das contradições e dos absurdos. Todo mundo sabe que nunca avançaremos se não houver uma mudança de prioridade em relação à Educação. Por ocasião das campanhas políticas, todos os candidatos se dizem preocupados com a Educação, mas depois de eleitos, esquecem o prometido e nada muda. É sempre assim.

            Falando sobre o assunto, Sua Excelência a Senhora Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal, com muita propriedade disse: “Um preso no Brasil custa R$ 2,4 mil por mês e um estudante do ensino médio custa R$ 2,2 mil por ano. Alguma coisa está errada na nossa Pátria amada”.  E está mesmo Senhora Ministra. É por isso que os índices de violência só crescem a cada dia. 

Segundo notícia publicada no Site do Supremo Tribunal Federal, a constatação foi feita por Sua Excelência a Senhor Ministra Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, que participou nesta quinta-feira (10) do 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e da 64ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Goiânia (GO).

Na sua fala, Sua Excelência a Senhora Ministra disse que “‘Darcy Ribeiro fez em 1982 uma conferência dizendo que, se os governadores não construíssem escolas, em 20 anos faltaria dinheiro para construir presídios. O fato se cumpriu. Estamos aqui reunidos diante de uma situação urgente, de um descaso feito lá atrás’, lembrou a ministra”.

No evento, segundo notícia encontrada no Site do STF, a Senhora Ministra Presidente, Doutora Cármen Lúcia, “afirmou que a violência no país exige mudanças estruturantes e o esforço conjunto de governos e da União. ‘O crime não tem as teias do Estado, as exigências formais, e por isso avança sempre. Por isso são necessárias mudanças estruturais. É necessária a união dos poderes executivos nacionais, dos poderes dos estados, e até mesmo dos municípios, para que possamos dar corpo a uma das maiores necessidades do cidadão, que é ter o direito de viver sem medo. Sem medo do outro, sem medo de andar na rua, sem medo de saber o que vai acontecer com seu filho’, disse.”

De fato a violência no Brasil se tornou insuportável. E isso tem muito a ver com questões como deficiência do ensino público, desigualdade social, má distribuição das riquezas do campo, dentre outras. 

Segundo ainda a Senhora Ministra Presidente do Supremo Tribunal Federal, “A cada nove minutos, uma pessoa é morta violentamente no Brasil. Nosso país registrou mais mortes em cinco anos do que a guerra da Síria. Estamos, conforme já disse o Supremo Tribunal Federal, em estado de coisas inconstitucionais. Eu falo que estamos em estado de guerra. Temos uma Constituição em vigor, instituição em funcionamento e cidadão reivindicando direitos. Precisamos superar vaidades de detentores de competências e, juntos, fazer alguma coisa”. É isso mesmo. Os governantes não podem ficar de braços cruzados esperando que um milagre aconteça. E o povo, por sua vez, precisa mostrar a sua indignação e exigir que os governos cumpram com o prometido no curso das campanhas eleitorais.

Nenhum comentário: