sábado, 27 de junho de 2015

AGRONEGÓCIO PROSPERA. NA SAFRA 2015/2016, A ÁREA PLANTADA DE SOJA DEVERÁ CRESCER 3,2%, SEGUNDO ESPECIALISTA DA USDA



            Muito embora o Brasil tenha hoje visíveis dificuldades na economia, este fato, por si só, não impede que o agronegócio prospere. Como reiteradamente temos afirmado, o agronegócio é “a ilha de prosperidade brasileira”. E não é tão somente algo do momento. O futuro do nosso país encontra um porto seguro no bom desempenho das atividades do campo. A respeito da estimativa de crescimento da soja na safra 2015/2016, informou o Globo Rural:   

“Mesmo diante de um financiamento mais caro e um custo mais alto de produção, o sojicultor brasileiro deve ter uma safra lucrativa no ciclo 2015/2016. A avaliação foi feita pelo representante do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Warren Preston, durante o 7º Congresso Brasileiro de Soja, em Florianópolis (SC). O fator determinante, assim como ocorreu na safra 2014/2015, deve ser a taxa de câmbio, com o dólar se mantendo fortalecido diante do real.”

              No que diz respeito à agricultura de exportação, o que muito interessa ao Governo brasileiro, a soja é o produto agrícola que há anos lidera o ranking das vendas para o mercado internacional. E como explicou o representante do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Warren Preston, durante o 7º Congresso Brasileiro de Soja, o fator determinante para esse crescimento deve ser a taxa de câmbio.

              Quando o Dólar sobe em relação ao Real, há um barateamento dos produtos brasileiros no mercado externo, favorecendo, desse modo, as nossas exportações. Muito embora estejamos aqui expondo particularmente a questão da soja, esse fato favorece todos os demais produtos agropecuários, como algodão, café, cana-de-açúcar, milho, carne bovina, franco, dentre outros, que são vendidos para o mercado internacional. Portanto, a crise interna, nesse particular, não interfere negativamente no volume de negócios para outros países, com os quais o Brasil tem transações comerciais. O Globo Rural esclareceu ainda:  

“Para a produção brasileira, o USDA trabalha com um cenário de aumento de 3,2% na área plantada de soja na próxima safra, chegando a 32,5 milhões de hectares. A colheita deve chegar a 97 milhões de toneladas, contra um volume calculado em 94,5 milhões na safra 2014/2015. De acordo com Ritter, caso os números sejam confirmados, seria o nono ano seguido de aumento de superfície semeada com a oleaginosa no território brasileiro.

‘Mesmo com os preços mais baixos, a soja trará lucratividade no Brasil por causa da desvalorização do real. O produtor brasileiro ainda terá uma produção mais lucrativa que a de algodão ou que a de milho de primeira safra. Acho que o Brasil tem vantagens competitivas na soja. Ainda que o custo de produção suba, estará competitiva. O Brasil consegue aumentar suas exportações mesmo com a dificuldade logística’, disse o especialista.

            Com uma área plantada de 32,5 milhões de hectares e uma produção de 97 milhões de toneladas, a soja destaca-se pelo gigantismo dos números que apresenta. E não é para menos: isso representa praticamente a metade de toda a produção de grãos do Brasil, que gira hoje em torno de 200 milhões de toneladas. Esses números, por si só, já dizem muito sobre a importância da soja para o agronegócio brasileiro.

            E que ninguém se engane. O agronegócio brasileiro deverá continuar crescendo por muito tempo ainda. O crescimento da população mundial e o deslocamento de populações pobres - que migram do campo para as cidades, em países como a China e a Índia -, são fatores que asseguram a estabilidade e evolução das exportações do agronegócio brasileiro.

            Nunca podemos perder de vista, no entanto, que os produtores brasileiros ainda sofrem muito com a precariedade da infraestrutura, o que encarece o custo dos produtos, e, consequentemente, pode até, em algumas situações, inviabilizar a produção. Em razão disso, o Governo precisa fazer a parte dele. E esperamos que o faça.     



Nenhum comentário: