sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ESCÂNDALOS DA PETROBRAS AFETAM NEGATIVAMENTE A ECONOMIA BRASILEIRA. EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ESTÃO CORTANDO POSTOS DE TRABALHO


             Escândalos de tamanha proporção, como os que ocorreram na Petrobras, não haveriam de passar sem deixar o seu rastro. E o pior: os maiores prejudicados são os menos favorecidos, que dependem de um emprego para se manter dignamente com a sua família. É por esta e outras razões que sempre defendemos tolerância zero com o crime de corrupção, que é um crime que tem terríveis conseqüências. É em razão dessa praga que a Saúde Pública no Brasil está falida, que a Educação das Escolas públicas não presta e que ninguém tem mais sossego nas grandes cidades por falta de Segurança Pública. Com propriedade o Jornal da Globo de 19 de fevereiro de 2015 falou sobre o assunto. Confiram:           

“Depois de afundar as ações da Petrobras, a crise causada pelo maior escândalo de corrupção da história do país está prejudicando agora também o emprego. Em todo o Brasil, fornecedores e prestadores de serviço da companhia estão demitindo.

BAHIA

Em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, está sendo construído um estaleiro para a exploração do pré-sal. Três empresas do consórcio responsável pela obra foram citadas na Operação Lava Jato e, desde então, as demissões começaram na empresa que administra o estaleiro.

Em quatro meses, mais de 2 mil funcionários foram dispensados, com a alegação de que o setor passa por uma crise.

RIO GRANDE DO SUL

O clima é de apreensão entre os metalúrgicos no Rio Grande do Sul que trabalham na fabricação de plataformas de petróleo.

De dezembro até agora, já foram mais de 1,8 mil demissões. Elas começaram depois que quatro empresas que prestam serviços para a Petrobras foram citadas na Operação Lava Jato.

Além disso, as obras estão praticamente paradas, o que gera incertezas sobre a manutenção dos contratos com a estatal. Só no ano passado, a cidade de Rio Grande (RS) chegou a ter 24 mil trabalhadores no polo naval. Hoje esse número não passa de 7 mil.

PERNAMBUCO
Em Pernambuco, a Alumini Engenharia, com sede em São Paulo, chegou a ter 8 mil trabalhadores no canteiro de obras da refinaria Abreu e Lima, mas 4,6 mil foram demitidos pela empresa nos últimos três meses.

A Alumini alega que ficou sem caixa pra manter os empregados porque não está recebendo pagamentos da Petrobras. Nos cálculos da empresa de engenharia, a R$ 1,2 bilhão.

Funcionários da Alumini protestaram contra atrasos de pagamento. A Petrobras diz que está em dia com as obrigações contratuais com a Alumini e que a responsabilidade de pagar os trabalhadores é das empresas terceirizadas.

RIO DE JANEIRO

A construção do Comperj chegou a ter 18 mil funcionários. Hoje, não passam de 6 mil. Operários reclamam de salários atrasados desde dezembro.

Na semana passada, manifestantes fecharam por duas horas a ponte Rio-Niterói para reivindicar o pagamento de direitos trabalhistas. A Petrobras não comentou.

AMAZONAS

Em Manaus, seis empresas prestadoras de serviços da Petrobras faliram por falta de pagamento da estatal, de acordo com o sindicato dos petroleiros. Funcionários dessas companhias ficaram sem receber salário.

Ainda segundo o sindicato, de fevereiro de 2014 a fevereiro deste ano o número da mão de obra terceirizada da Petrobras no Amazonas reduziu de 1229 para menos de 400.

O contrato com a empresa que emprega esses 400 termina em março e, até o momento, a Petrobras não deu sinal de licitação para uma nova contratação. O Jornal da Globo procurou a Petrobras, mas a companhia não se pronunciou.”

            Esse episódio da Petrobras pode ser considerado uma tragédia sem precedentes. Numa rápida soma que fizemos, tão somente com as demissões ocorridas nos Estados da Bahia, do Rio Grande do Sul, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e do Amazonas, aproximadamente 22 mil trabalhadores ficaram sem trabalho. Se levarmos em conta que essas pessoas são pais de famílias com mulheres e filhos para dar casa, comida e educação, podemos concluir que esses sim, são os verdadeiros perdedores.


            Por essas e outras tantas razões, não podemos admitir que esses corruptos e corruptores saiam impunes dessa história, como já saíram em tantos outros episódio de corrupção. Vamos ficar de olhos abertos e exigir punição exemplar para todos os envolvidos. Esse é o nosso dever como cidadãos.           

Nenhum comentário: