sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

LAVA-JATO. STJ NEGA LIBERDADE A EXECUTIVO DA GALVÃO ENGENHARIA INVESTIGADO NA OPERAÇÃO



            O diretor de negócio da Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca, preso preventivamente na operação Lava Jato desde 10 de novembro passado, vai continuar na prisão. O desembargador convocado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) Newton Trisotto negou liminar em que a defesa pedia que ele fosse posto em liberdade.

          Essa é mais uma decisão firme e coerente da Justiça no sentido de manter presos os envolvidos na Operação Lava-Jato. Sobre a decisão, confiram a notícia publicada hoje no site do STJ:  



“Erton Medeiros Fonseca, diretor de negócios da Galvão Engenharia, preso preventivamente na operação Lava Jato desde 10 de novembro passado, vai continuar na prisão. O desembargador convocado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) Newton Trisotto negou liminar em que a defesa pedia que fosse colocado em liberdade.

Segundo o decreto de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro, depoimentos de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa apontam a participação da empresa Galvão Engenharia no cartel de empreiteiras que fraudaram e superfaturaram licitações da Petrobras, tendo Fonseca como seu representante direto.

Trisotto justificou a necessidade de manutenção da prisão preventiva pela garantia da ordem pública, para manter a ordem na sociedade abalada pela prática de um delito. ‘Nos últimos 20 anos, nenhum fato relacionado à corrupção e à improbidade administrativa, nem mesmo o famigerado 'mensalão', causou tanta indignação, tanta repercussão danosa e prejudicial ao meio social quanto esses sob investigação na operação Lava Jato, que a cada dia revela novos escândalos’, afirmou.

O desembargador convocado observou ainda que os atos imputados a Fonseca foram individualizados no decreto de prisão, devidamente fundamentado segundo os requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal.

O mérito do habeas corpus será julgado pela Quinta Turma do STJ, em data que ainda será definida. 

Leia a íntegra da decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (19).”


         
O fato é que a Operação Lava-Jato vem sendo conduzida pelo Juiz Sérgio Moro, que tem demonstrado competência, coragem e disposição para conduzi-la. Por isso que o Juiz, merecidamente recebeu o título de cidadão do ano. Esperamos que ele faça jus à homenagem que recebeu e imprima rigor nas investigações e punições de todos os envolvidos na corrupção da Petrobras. Isso é o que todos nós mais queremos.


Nenhum comentário: