quinta-feira, 29 de maio de 2014

MORADORES DE FORTALEZA EM PÂNICO. 581 ASSALTOS A ÔNIBUS SÓ NO PRIMEIRO TRIMESTE DESTE ANO



            A população dos grandes centros urbanos vive apavorada com a violência do dia a dia. E não é para menos. Ninguém suporta mais tanta insegurança. E o pior: ninguém vislumbra perspectivas de melhora.

            O Brasil é um país estranho. Aqui quase a metade da renda do trabalhador vai para os cofres do Governo por meio dos impostos. Em contrapartida, se depender da saúde pública pode morrer por falta de atendimento médico, que é um verdadeiro caos. Quanto à segurança pública, o desempenho é o pior possível. Nas grandes cidades o cidadão vive assustado. Sai de casa pela manhã sem a certeza do retorno. Nem no ônibus, o transporte usado pela maioria das pessoas, hoje se tem mais segurança. E aqueles que possuem um carro para o seu deslocamento também não vivem menos inseguro. Não é raro serem assaltados nos sinais de trânsito.

            Esse é o país das maravilhas dos nossos políticos que desejam ter o nosso voto. Em Fortaleza no Ceará, uma linda cidade, desde a noite de 28 de maio,  os motoristas e cobradores paralisaram as atividades em protesto contra a insegurança, depois que um motorista e um cobrador foram esfaqueados próximo ao terminal do Sigueira. Vejamos a seguir a notícia a respeito encontrada no site do Jornal O Povo:         

‘Motoristas, cobradores e passageiros de ônibus em Fortaleza convivem com assaltos quase que diariamente nos coletivos da cidade. Somente de janeiro e março deste ano foram 581 casos registrados, segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Se comparado com o mesmo período do ano passado, o número teve uma queda. Em 2013 foram 587 no primeiro trimestre e 2528 de janeiro a dezembro. 

Os motoristas e cobradores de ônibus paralisam as atividades desde a noite da última quarta-feira, 28, em protesto contra a insegurança, depois que um motorista e um cobrador foram esfaqueados próximo ao terminal do Siqueira. Francisco Erivaldo Matos Marinho, 53 anos, condutor do veículo, não resistiu a uma cirurgia no Frotinha da Parangaba e morreu nesta quinta-feira. O cobrador Francisco Valderir Carneiro também está internado em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF). 

Uma reunião ocorreu nesta quinta-feira, para discutir a segurança nos coletivos da Capital. Representantes do Sindiônibus, do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) encontram-se para discutir possíveis medidas que devem ser aplicadas.  

Titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), delegado Fernando Menezes disse que a SSPDS vem desenvolvendo ações através do Plano Coletivo Seguro. ‘Nós vamos ampliar a forma de atuação, que será um planejamento estratégico coletivo. Com a ajuda da própria Polícia Militar e Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança)  e dados que serão fornecido pelo Sintro. É um trabalho que também vai envolver as regionais, as polícias e, agora, esses parceiros’, informou.”

            Não é possível que um país como o nosso, com tantas riquezas, tenha que conviver com esse descalabro nos serviços públicos essenciais, como segurança pública, saúde e educação. O povo não pode e nem deve ficar indiferente a essa situação, já que os nossos governantes, a quem caberia adotarem medidas concretas para equacionar o problema, não estão correspondendo as nossas expectativas e as nossas necessidades..  

Nenhum comentário: