sábado, 3 de maio de 2014

O JUMENTO, O HERÓI DO SERTÃO, VIVE HOJE O SEU DRAMA.





"É verdade, meu senhor
Essa estória do sertão
Padre Vieira falou
Que o jumento é nosso irmão
A vida desse animal
Padre Vieira escreveu
Mas na pia batismal
Ninguém sabe o nome seu
Bagre, Bó, Rodó ou Jegue
Baba, Ureche ou Oropeu
Andaluz ou Marca-hora
Breguedé ou Azulão
Alicate de Embau
Inspetor de Quarteirão
Tudo isso, minha gente
É o jumento, nosso irmão
Até pr'anunciar a hora
Seu relincho tem valor
Sertanejo fica alerta
O dandão nuca falhou
Levanta com hora e vamo
O jumento já rinchou
Bom, bom, bom."

(O Jumento É Nosso Irmão - Luiz Gonzaga).

            O Jumento é um dos poucos animais que se adaptou à dureza do clima do semiárido nordestino, sem maiores dificuldades. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, “Equus africanus asinus é uma subespécie de mamíferos perissodáctilos cujo nome popular é asno ou burro, jumento, jegue, jerico ou ainda asno-doméstico. De tamanho médio, focinho e orelhas compridas, é utilizado desde a Pré-história como animal de carga. Os ancestrais selvagens dos asnos foram domesticados por volta de 5 000 a.C., praticamente ao mesmo tempo que os cavalos, e desde então tem sido utilizados pelos homens como animais de carga e montaria.”

            Esse animalzinho pouco valorizado nos dias de hoje, segundo o novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 4ª ed., Editora Positivo, p. 1162, significa ainda “indivíduo muito bruto, muito grosseiro; cavalo.” E também “indivíduo de grande potência sexual.” 
      
            O mestre Luiz Gonzaga, que conhecia o Nordeste como poucos, fazendo uma bela apologia, escreveu uma música cujo título é “O Jumento É Nosso Irmão”. Esse animal, que tantos serviços já prestou ao sertanejo, hoje vive o seu drama. E escrevemos essa pequena matéria em razão de que o jumento será abordado amanhã, 04 de maio de 2014, como reportagem especial no Globo Rural, nos seguintes termos:            

“O Globo Rural deste domingo (4) traz uma reportagem especial que mostra a triste realidade do nordeste brasileiro: jumentos, antigamente usados para transporte ou para tração animal pelos sertanejos que não possuem cavalo ou boi, estão sendo abandonados por seus donos e causando problemas, principalmente acidentes em rodovias. 

Na região de Apodi (RN), cerca de 600 animais que vagavam pelos campos e estradas foram reunidos por um promotor que tenta solucionar o caso. Os animais foram abrigados num espaço cedido por um fazendeiro até seus donos serem encontrados. O problema é que quase ninguém procura pelos jumentos. 

Uma alternativa para amenizar a situação é utilizar os animais no sistema automatizado de colheita dos bananais, para transporte da fruta. Uma propriedade da região de Russas (CE), divisa com o Rio Grande do Norte, está adotando a medida. 

Outra solução seria abater os jumentos e utilizar a carne para consumo. Duas degustações já foram feitas, uma delas acompanhada pela equipe do Globo Rural. No entanto, a medida despertou manifestações contrárias, principalmente de organizações não governamentais que defendem a proteção dos animais.”

Segundo ainda a Wikipédia, “O nome ‘burro’ veio do latim burrus, que quer dizer vermelho. Acredita-se que foi daí que surgiu a crença de que burros são pouco inteligentes, pois, antigamente, os dicionários tinham capas vermelhas, dando a ideia de que os burros eram sedentos de saber. Outra história diz que numa moeda antiga tinha a imagem de um rei com uma cabeça enorme que não era esperto, que se associou com a cabeça resistente do burro. Porém, também pode ter surgido da lenda grega do rei Midas, que foi tolo ao ponto de contradizer a irrevogável palavra do deus Apolo, que foi castigado pelo deus, recebendo orelhas de burro. A origem do termo ‘jegue’ é controversa, mas segundo algumas fontes tem origem no termo inglês jackass. Jackass foi formado de duas palavras: (1) jack, aqui servindo apenas para indicar o sexo masculino do animal (Jack é apelido ou diminutivo de John e serve para designar um homem qualquer); (2) ass, burro.“



Um comentário:

Unknown disse...

Estou criando jumentas em minas Gerais