terça-feira, 10 de junho de 2014

CEARENSE DESENVOLVE CARRO SUSTENTÁVEL

"O engenheiro industrial Fernando Ximenes modificou um Fiat Novo Uno para incluir a geração de energia solar e eólica na 'explosão' do motor do veículos. Agora trabalha no protótipo AS, o carro autossustentável." (Jornal O Povo on line). 


            O cearense é inegavelmente talentoso e criativo. Não faz muito tempo que criou o 1º clone transgênico de cabra da América Latina. Agora acaba de desenvolver um carro sustentável. É disso que o Brasil precisa. Não podemos ficar eternamente a espera de invenções de cientistas de outros países.

            E é por essa qualidade inquestionável que o Ceará tem crescido e alcançado destaque como pólo produtor de confecções, calçados, artesanato, além de humor e outras coisas mais típicas do Ceará. A respeito do desenvolvimento do carro sustentável vejamos a notícia encontra no site do Jornal O Povo:         
                  
“Se avistar um Fiat Novo Uno amarelo citrus quatro portas rodando pelas ruas de Fortaleza, você pode estar diante do invento do engenheiro industrial Fernando Alves Ximenes. Ele pesquisou durante dez anos para desenvolver um sistema que auxilia na ‘explosão’ do motor automotivo, tornando o veículo mais eficiente. É o ‘Quadriflex’. Mas a novidade é que o experimento serviu de base para o carro Autossustentável, o AS, que vai entrar em fase de produção e deve iniciar os testes de rua já em 2016. 

Ximenes contou ao O POVO detalhes do novo protóripo, que está construindo juntamente com a equipe da sua empresa, a Gram-Eollic. Desta vez, será sobre uma plataforma própria, e não mais em um carro que já está sendo comercializado, como ocorreu na primeira vez.

‘O design é longitudinal para três pessoas sequenciais. Será leve, feito todo em estrutura de alumínio, policarbonato e fibra de carbono. Os pneus com maior rotação e pouco atrito, mas, com segurança total para o usuário”, contou o cientista cearense, que já desenvolveu sistemas eólicos e solares para geração de energia residencial.

No AS, o motor será elétrico, conforme detalhou. “Será abastecido por células solares transparentes, energia eólica, energia térmica e magnética’. O investimento está estimado em R$ 200 mil, com previsão para os primeiros testes de rua em 2016, revelou o cientista.

                                   Quadriflex

Enquanto o AS não sai do papel, Ximenes pode mostrar o carro Quadriflex, que, conforme afirma, já rodou 52 mil quilômetros sem ter dado nenhum problema. A economia de combustível? Garante que é de cerca de 40%, em função dos sistemas auxiliares com energia do sol e do vento.

Na prática, o carro modificado por ele libera a função da combustão tradicional para ser feita pelos sistemas auxiliares. Com isso, segundo afirma, o veículo ganha em torque e consome menos combustível. Foram investidos cerca de R$ 100 na pesquisa. (Andreh Jonathas).”

            De qualquer modo, mesmo ainda sendo um projeto em desenvolvimento, não deixa de ser uma notícia alvissareira para aqueles que sonham com progresso calcado no esforço e na criatividade.



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