sábado, 13 de dezembro de 2014

CÂMARA DOS DEPUTADOS PEDE AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROTEÇÃO POLICIAL PARA EX-GERENTE DA PETROBRAS



             Segundo notícia divulgada pela Agência Câmara Notícias, em razão do episódio relacionado com denúncias realizadas pela ex-gerente da Petrobras Venina Veloso da Fonseca sobre esquema de desvio de recursos da estatal,  a Câmara dos Deputados, visando preservar a vida dela, formulou pedido de proteção policial ao Ministério da Justiça. Confiram a notícia encontrada:   

“A Câmara dos Deputados encaminhou no início da noite ao Ministério da Justiça ofício pedindo proteção da Polícia Federal para a ex-gerente executiva da Diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca.

Segundo notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico na edição de hoje, Venina teria alertado a direção da estatal sobre um esquema de corrupção na empresa e, em função disso, teria sido perseguida, ameaçada de morte, transferida para um escritório da petrolífera em Cingapura, na Ásia, e depois afastada de suas funções.

O pedido de proteção policial foi feito pelo líder da minoria no Congresso, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em função da publicação da matéria com as denúncias, e-mails e relatórios de alerta que teriam sido feitos pela ex-gerente.

Ao receber a solicitação, o secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara, Mozart Vianna, comunicou o fato ao presidente em exercício da Casa, deputado Arlindo Chinaglia, que o orientou a encaminhar ofício ao chefe de gabinete do Ministério da Justiça, solicitando a proteção policial para a geóloga Venina Velosa da Fonseca, o que foi feito por Vianna.

‘Em face da contundência dos fatos, solicitamos a Vossa Excelência que envide todos os esforços necessários - em nome da Câmara dos Deputados - junto ao Sr. Ministro de Estado da Justiça, com vistas a que sejam adotadas as providências cabíveis para assegurar a proteção desta cidadã e sua família, vez que ela - de forma corajosa e antes mesmo da Operação Lava Jato da Polícia Federal se tornar pública - já havia se posicionado no sentido de denunciar os graves casos de corrupção instalados na Petrobras", afirmou o líder Ronaldo Caiado.

Nota da Petrobras

Em nota de esclarecimento, a Petrobras informou que instaurou comissões internas em 2008 e 2009 para ‘averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento’. E acrescenta: ‘O ex-gerente da área foi demitido por justa causa em 3 de abril de 2009, por desrespeito aos procedimentos de contratação da companhia. Porém, a demissão não foi efetivada naquela ocasião porque seu contrato de trabalho estava suspenso, em virtude de afastamento por licença médica, vindo a ocorrer em 2013. O resultado das análises foi encaminhado às autoridades competentes.”

            Como reiteradamente temos afirmado, a corrupção no Brasil tem se mostrado  muito difícil de ser combatida em razão, principalmente, de ter como mentores pessoas influentes. E como se vê, muitos que tomam conhecimento de certas falcatruas omitem-se com medo de morrer ou de serem prejudicadas no trabalho. No entanto, se queremos ter um país decente, precisamos ser suficientemente corajosos e encararmos o desafio, sem medo do que possa acontecer.     


Um comentário:

Unknown disse...

As leis também ajudam. Não apenas as destinadas ao enfrentamento mas toda as leis que relacionam o Estado com o cidadão. Veja a lei de desapropriação por utilidade pública. Um monumento jurássico Varguista que está na hora de ser revisado