segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CONCURSOS PÚBLICOS ESPERADOS PARA 2015: PETROBRAS, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, CORREIOS, INSS, TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ, TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO, BANCO DO NORDESTE, DETRAN-CE E POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ



Como já era previsto, muitas vagas no serviço público serão sendo ofertadas no próximo ano através de concurso público. Este é, sem dúvida nenhuma, um momento especial para aqueles que estudam e pensam num emprego público. E é bom aproveitar bem a oportunidade, uma vez que nem sempre surgem tantas oportunidades assim, por isso que é importante persistir nos estudos e não perder o foco. Para que tenhamos melhor esclarecimentos sobre o assunto, vejamos a matéria encontrada no site do Jornal O Povo:

“Um ano turbulento e de arrocho para a economia nacional. Assim especulam os especialistas, informando que a solução será o corte de gastos, elevação de juros e uma redução do crédito. No entanto, na contramão dos prognósticos ardilosos, 2015 se configura como um período ativo para concursos.
 
Segundo informações do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, a estimativa até agosto era de 23.468 vagas para o Executivo Civil em 2014. Para 2015, os concursos autorizados e com provas a serem realizadas contabilizam mais de 10 mil oportunidades.

‘Dependendo da visão do concurseiro, será um ano diferente. São certames para diversas áreas e regiões’, disse o coordenador do Tiradentes Concursos, Paulo Igor Monte. Ele cita que os concursos da Petrobras, Correios e INSS serão os mais aguardados. ‘Está em trâmite no TCU (Tribunal de Contas da União) a revisão do quantitativo de vagas do INSS. No total, serão aproximadamente 4.700 oportunidades’, afirma.

A nível estadual, Polícia Civil, com prova prevista para janeiro, além da expectativa da realização dos concursos do Detran-CE e Tribunal de Contas do Estado (TCE) seguem por definição ano que vem.

Preparação

Antes de navegar sem rumo ou disparar para todos os lados, a ideia é manter o foco inicial em uma área. Há preparatórios que planejam a trajetória do aluno, perpassando o conteúdo dos livros e apostilas e desembocando em uma maior atenção pedagógica. De acordo com o supervisor do Master Concursos, Felipe Monte de Souza, há turmas especiais para quem está começando. ‘As turmas são preparatórias para os concurseiros de primeira viagem. Geralmente se apresenta o conteúdo com disciplinas bases, como Direito Administrativo’, comenta.
 
Lísia Teles optou por estudar para o concurso da Polícia Civil. Segundo ela, trata-se do primeiro concurso que estuda com afinco. “Fiz a prova do Banco do Brasil em 2012, mas não tinha estudado muito. Obtive uma boa colocação, mesmo sem ter se dedicado”, afirma. A maratona de estudos já dura seis meses. Caso não tenha êxito no concurso desejado, garante não esmorecer. ‘Farei o da Polícia Rodoviária Federal e, quem sabe, o do INSS’.” 

Como estamos vendo, as vagas que serão oferecidas e as já disponíveis, como as do Banco do Brasil – inscrições em andamento -, são para diversos cargos, inclusive para aqueles que tenham cursado tão somente o ensino médio, ou o segundo grau. Vale a pena estudar.

Nenhum comentário: