quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CORRUPÇÃO. BRASIL SOBE TRÊS POSIÇÕES NO RANKING MUNDIAL



             É uma pena o que os nossos políticos estão fazendo com o Brasil, um país com todas as condições para avançar rumo a um futuro promissor. Essa cultura do povo de sempre querer levar vantagem em tudo e o péssimo hábito dos nossos gestores de administrar mal e desviar o dinheiro do povo conduzem o país a cada dia para mais perto do fundo do povo.

            E a percepção de que as coisas estão piorando no que diz respeito ao agravamento da corrupção já vem sendo observada no cenário internacional, tanto que o índice de corrupção do Brasil, que estava na 72ª posição em 2013, subiu para a 69ª, ou seja, subiu três posições de um ano para o outro. A esse respeito, confiram a notícia encontrada no site do Jornal O Povo:          

“O Brasil ficou em 69º lugar entre os 175 países avaliados pelo Índice de Percepção da Corrupção, divulgado nesta quarta-feira, 3, pela organização Transparência Internacional, referência mundial no assunto. No ano passado, o país tinha ficado em 72º lugar entre 177 países. O relatório, elaborado desde 1995, é baseado em dados e pesquisas sobre corrupção, fornecidos por diferentes instituições e analisados por especialistas.

Empatados com o Brasil na 69º colocação, estão mais seis países: Bulgária, Grécia, Itália, Romênia, Senegal e Suazilândia. Em uma escala de 0 a 100, em que zero significa muito corrupto e 100 livre de corrupção, o país alcançou nota 43, um ponto a mais do que no ano passado. Nas Américas, o Brasil ficou atrás de países como o Chile e o Uruguai e à frente da Argentina e da Venezuela. Dentre os países que formam o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o índice brasileiro ficou atrás apenas do sul-africano (67°) e à frente do indiano (85º), do chinês (100º) e do russo (136º).

O mau desempenho dos Brics é citado no relatório. “A corrupção em grandes economias não só bloqueia os direitos humanos básicos para os mais pobres como também cria problemas de governança e instabilidade. Economias em desenvolvimento cujos governos se negam a ser transparentes e toleram a corrupção, criam a cultura da impunidade”, aponta o documento.”

            É uma lástima. País que se preza destaca-se na melhoria da qualidade dos serviços público, notadamente quanto à Saúde, à Educação e à Segurança Pública. Segundo ainda notícia encontrada no site do Jornal O Povo,  Em último no ranking estão a Coréia do Norte e a Somália, ambos em 174º, com oito pontos. No relatório, China (nota 36), Turquia (nota 45) e Angola (nota 19) são citados como países que tiveram o pior desempenho em 2014. A China e a Angola perderam quatro pontos, enquanto a Turquia perdeu cinco.”

            Uma coisa é certa: não podemos ficar inerte diante desse estado de coisa. Como pessoas esclarecidas, precisamos lutar e exigir que os nossos políticos e gestores públicos Zelem pela competência e pela honestidade na hora de aplicar o dinheiro dos nossos impostos. Deveremos ter como metas nos aproximar de países como a Dinamarca, que lidera o ranking como país com o menor índice de corrupção no setor público. Esso, sim, é um país civilizado.       

Nenhum comentário: