sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PEDALADA CONTRA A CORRUPÇÃO REALIZA EM FORTALEZA A QUARTA EDIÇÃO NO DIA 14 DEZEMBRO



 

            Como meio para disseminar a cultura de que a corrupção precisa ser combatida, entendemos que essa ideia, apesar de simples, nos parece interessante. O fato é que o povo não pode permanecer inerte diante de tudo que tem sido noticiado pela impressa. O mínimo que podemos fazer é manifestar a nossa indignação e repúdio, exigindo das autoridades que apurem com rigor as denúncias de corrupção e punam severamente todos os criminosos envolvidos. Sobre a pedalada contra a corrupção, confiram a notícia encontrada no site do Jornal O Povo:

“Fortaleza recebe neste domingo, 14, a quarta edição de um passeio ciclístico que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para a importância do combate à corrupção. O evento é incentivado pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção, que aconteceu no último dia 9. A organização estima que participem cerca de 500 pessoas.

Realizado pela Coelce e Endesa Fortaleza e como apoio institucional da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público, o evento ajudará a Lar Amigo de Jesus com latas de leite em pó, doadas pelos participantes do passeio ciclístico. A instituição beneficiada, que existe desde 1987 em Fortaleza, abriga crianças e adolescentes com câncer do Ceará e vindas de outros estados.

Percurso

O passeio tem como ponto de partida, às 7h, a sede da Coelce - na rua Padre Valdevino, 150, Joaquim Távora. Ruas e avenidas de bairros Joaquim Távora, Centro, Aldeota, Edson Queiroz serão percorridas, totalizando 23 km de pedalada.”

E o pior: não acreditamos que as coisas mudem tão cedo. É uma pena, mas é isso mesmo. De qualquer modo, essa praga chamada corrupção já tem o seu dia. É para que não a esqueçamos. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.


           O propósito parece ser bom. Na prática não sabemos se teremos um bom resultado. O que estranhamos é que a CGU fala em comemoração. Não sabemos se temos muita razão para comemorar. Talvez fosse melhor, pelo menos por enquanto, fazermos alguma coisa na data, não para comemorarmos, mas tão somente para lembrarmos. Em referência a essa data, o 9 de Dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida.

Nenhum comentário: