sábado, 3 de janeiro de 2015

A EDUCAÇÃO TEM COMO DESAFIO, SEGUNDO O MIN. CID GOMES: REFORMAR O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO E AMPLIAR O NÚMERO DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL



            O ministro CID GOMES da Educação tem um grande desafio pela frente. Segundo o Jornal Diário do Nordeste, “O lema ‘Brasil, pátria educadora’, lançado na última quinta-feira por Dilma Rousseff em seu discurso de posse para o segundo mandato à frente da Presidência da República, foi o mote do discurso do novo ministro da Educação, Cid Gomes, ex-governador do Ceará, que em sua posse prometeu ‘melhores escolas, valorização dos professores, profissionais mais felizes e qualidade na educação’.

            No Brasil os gestores públicos costumam prometer muito e realizarem pouco. O ministro CID GOMES, no entanto, apesar de já ter sido criticado por professores e alguns segmentos da sociedade, pode surpreender. Ele prometeu melhores escolas, valorização dos professores, profissionais mais felizes e qualidade na educação. E isso ele é capaz de fazer. E ainda acreditamos que ele fará a reforma na educação do ensino médio, tão almejada e necessária. Sobre o assunto, encontramos a no site da Revista ISTOE:  

“O novo ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), prometeu nesta sexta-­feira 2 implantar a reforma do ensino médio em um prazo de dois anos. O compromisso foi uma das principais bandeiras da campanha pela reeleição da presidente Dilma, que anunciou nesta quinta 1º como o slogan do novo governo, ‘Brasil, pátria educadora’.

‘Esse é um processo que demandará muito diálogo, porque os sistemas (de educação) no Brasil são autônomos. Queremos abrir um processo de discussão para examinar alternativas de aprofundamento por áreas e currículos que tenham identificação com as realidades regionais. Esse processo não se fará do dia pra noite, imagino que começando agora, a gente possa pensar no prazo de dois anos ter a sua implantação’, disse Cid a jornalistas, logo após participar da cerimônia de transmissão de cargo.


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 apontou estagnação no ensino médio ­- a nota permaneceu em 3,7. Na rede privada, houve queda: de 5,7 para 5,4.”

            Tomara que o ministro CID GOMES consiga realizar a sua promessa, pois não há como sonhamos com um Brasil melhor sem educação pública de qualidade. Segundo o Jornal Diário do Nordeste, “Ao falar de suas prioridades à frente do Ministério da Educação, Cid Gomes reafirmou sua intenção de reformular o ensino médio. ‘A educação no Brasil é a prioridade das prioridades. O país teve grande êxito com suas políticas sociais e de segurança alimentar, garantindo que o Brasil saísse do mapa da fome e a inclusão de brasileiros em melhores condições de vida. Agora o novo desafio é o da inclusão pelo saber’, afirmou o ex-governador Cid Gomes.”

            O ministro CID GOMES é um gestor de talento, com uma longa história como prefeito de Sobral e governador do Ceará. Apesar das inúmeras dificuldades que ele terá pela frente, é possível que ele mude o rumo da educação brasileira. De uma coisa temos certeza: ele irá fazer todo o esforço possível para realizar um trabalho grandioso em prol da melhoria da qualidade do ensino público. E não será surpresa se ele surpreender positivamente aqueles que não acreditam na sua competência e honestidade. Informou ainda o Jornal Diário do Nordeste:
   
“Cid Gomes afirmou que toda a sociedade brasileira tem que saber a importância da valorização da educação para o desenvolvimento do País. ‘Todo o esforço do Estado será insuficiente se não contar com o compartilhamento da sociedade na discussão da pátria educadora’, declarou Cid. O ministro ainda informou que se empenhará pessoalmente para aumentar o atendimento às crianças de zero a três anos de idade através de creches. ‘Vamos universalizar o atendimento de crianças de quatro a cinco anos à pré-escola’.

‘Vou desenvolver ainda mais o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Este programa nasceu no Ceará, na minha cidade de Sobral, quando fui prefeito. Depois se estendeu para todo o Estado quando fui governador. O êxito que lá tivemos fez com que o PAIC fosse transformado em uma política nacional’, complementou.”

            No discurso de posse, o ministro prometeu não só reformar o currículo do ensino médio, mas também melhorar a qualidade do ensino fundamental.  Segundo ele, por determinação da presidente Dilma, já está definida a ampliação do número de escolas de tempo integral em todo o país. ‘Vamos atuar para garantir que sejam ofertadas 12 milhões de vagas no Pronatec nos próximos quatro anos’, garantiu.

Informou que visitará todas as regiões do país, todas as universidades e institutos federais para conversar com os professores, reitores e estudantes em buscas de suas experiências exitosas. O ministro reafirmou seu compromisso com a inclusão educacional garantida pela política de cotas.

Nenhum comentário: