quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

REDAÇÃO NOTA MIL. TÉCNICA E TREINO SÃO OS SEGREDOS, DIZ ALUNA QUE OBTEVE MAIOR NOTA NA REDAÇÃO DO ÚLTIMO ENEM



 

            Essa notícia sobre o desempenho de uma aluna sergipana, de 19 anos, que conseguiu a pontuação máxima na prova de redação do último ENEM, pareceu-nos da maior relevância, por isso que a divulgamos no nosso blog, para que seja conhecida pelo maior número possível de pessoas interessadas no assunto. Confiram o que noticiou a Uol Educação:      

“O segredo da redação não está no tema, mas na técnica e, sobretudo, na prática. A dica é de Lorena Barreto Araújo, uma sergipana de 19 anos, que foi uma entre os 250 estudantes que alcançaram a nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014.

‘Tinha como meta fazer uma redação por semana no período em que estava me preparando para o Enem, mas houve semanas que cheguei a fazer quatro. Sempre que concluía uma, mostrava para meus professores e ia tentando consertar os erros cometidos e não mais repeti-los. Acho que isso me ajudou muito. Acredito que o segredo da redação está na técnica e na prática’, disse a estudante, que sonha em se tornar médica especializada em ginecologia obstetrícia.

Para fazer uma boa redação, Lorena destaca ainda que sempre utiliza uma técnica para o desenvolvimento dos textos. Antes de escrever ela faz um mapa conceitual (com os pontos mais importantes) do assunto e, com base nele, desenvolve a estrutura do texto. 

‘Além de escrever muito, procuro ler de tudo, por necessidade e por gosto também’, acrescentou a jovem, que mora em Moita Bonita, pequeno município de pouco mais de 11 mil habitantes, distante 64km de Aracaju (SE).

O tema da redação do Enem 2014 – ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’ – não era o esperado, segundo a estudante. De qualquer forma, ela acredita que a técnica adotada e o treino durante os dois anos de preparação ajudou.

Diante de seu desempenho, a jovem acredita que terá chances reais de conquistar uma vaga no curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe). "Eu sabia que a redação me colocaria na universidade ou tiraria a minha oportunidade de entrar, por isso, me dediquei ao máximo’, ressaltou.

Este ano a estudante já conquistou uma vaga em uma universidade particular em Sergipe e com o Enem de 2013 conseguiu ser aprovada em três universidades nos Estados do Paraná, Paraíba e Bahia. Segundo Lorena, a distância e os gastos para morar fora de sua cidade a impossibilitaram de fazer os cursos."

                Registramos, por oportuno, que o exemplo e as dicas da Lorena não valem tão somente para os alunos que desejam alcançar uma boa pontuação na prova de redação do ENEM. Essas informações são válidas para concurseiros, candidatos que irão enfrentar provas da OAB e tantos outros que dependem de um bom desempenho em qualquer tipo de prova escrita.

Nenhum comentário: